10 dicas para identificar se o Air Jordan 4 é original ou falso

10 dicas para identificar se o Air Jordan 4 é original ou falso

O Nike Air Jordan 4 é o tênis mais cobiçado da Nike atualmente. Encontrar um tênis como esse, exclusivo e original está cada vez mais difícil, e fizemos esse guia com 10 dicas para facilitar o processo de compra para você, consumidor. Confira abaixo como saber se um Jordan 4 é original ou falso:

1 - Parte traseira do Air Jordan 4

Dependendo do tênis, ele exibirá o logo Jumpman ou o logo "NIKE AIR" Swoosh. Alguns defeitos nos quais focaremos serão: [1] Logo e [2] Costura.

Vamos passar por vários exemplos...

Nike Air Jordan 4 Retro Fire Red [Primeiro exemplo]

Costura

Indicado pelo círculo amarelo. No Air Jordan 4 falso, você pode ver claramente a costura extremamente torta no canto. No entanto, no Jordan 4 autêntico, a costura é limpa e não muda de direção abruptamente. Embora alguns Jordan 4 tenham costuras inconsistentes, temos que fazer distinções entre o que é considerado "inconsistente" e um "defeito" em relação aos pares de varejo.

Indicado pelo oval vermelho. No Jordan 4 falso, podemos ver que a costura se separa muito longe da borda. Nos originais, a distância entre a costura e a borda do couro é consistente (mesmo que a costura em si possa ser desordenada às vezes). Na réplica, você também pode ver que o espaçamento entre os dois fios é inconsistente (alterna entre se aproximar e se afastar um do outro).

Logo

Indicado pela caixa verde. Aqui podemos perceber que no Jordan 4 falso, o tamanho das letras é um pouco maior do que no par autêntico. Isso é difícil de dizer sem um varejo para comparar.

Logo

Indicado pelos círculos vermelhos. Em ambos os pés do logo Jumpman, você pode notar um detalhe extra nos tênis com as réplicas. Você não vê isso nos originais, e se você vê, não chega nem perto de ser do mesmo tamanho que o mostrado nas falsificações.

Costura

Indicado pelo círculo azul. No Air Jordan 4 falso, onde o material de couro se conecta, você pode ver 3 linhas. Os pares originais não mostram essas mesmas linhas e são muito bons em não torná-las perceptíveis. No entanto, os pares originais raramente terão isso também, então considere isso um ponto de referência e não um indicador 100% de autenticidade.

2 - Janela

A seguir, vamos passar para a janela na lateral do Air Jordan 4. Esta é a aba triangular preta que se fixa do tênis aos cadarços. Existem 2 tipos de janelas nos Jordan 4: abertas (espaço no centro) e fechadas (sem espaço no centro). Vamos dar uma olhada em ambos.


Air Jordan 4 Retro Fire Red [Ainda do primeiro exemplo]

Costura

Primeiro, vamos observar as 2 linhas de costura abaixo da janela. Isso é indicado pelo círculo vermelho. Nos verdadeiros, essas 2 linhas devem estar extremamente próximas uma da outra sem deixar muito espaço entre elas. No Jordan 4 falso neste caso, você pode ver que o espaço é muito largo entre elas.

Isso pode parecer negligenciável, mas não é porque todos os Jordan 4 compartilham essa propriedade.

Grade de Cadarço de Borracha

Indicado pelo círculo amarelo. Vamos nos referir a esta peça como "grade de cadarço" para fins de simplicidade. É por onde o cadarço passará, e você verá 9 células na grade. Observe a diferença de tamanho da célula no Jordan 4 autêntico e falso. Os falsificados têm células maiores quando deveriam ser estreitas como nos originais.

Tinta da Cor

Dê uma olhada na janela translúcida fechada. Os pares verdadeiros sempre devem ter um matiz branco. Muitos falsos (mesmo os de melhor qualidade) terão um matiz amarelado na janela. A iluminação na imagem acima é a mesma. Tenha em mente que as diferenças de iluminação mudarão isso, então seja intuitivo ao usar este indicador.

3 - Toebox

A seguir, vamos dar uma olhada na toebox do Jordan 4. Vamos nos concentrar em: [1] Curvatura [2] Costura [3] Forma

Forma

Indicado pelo contorno azul. Observe a diferença na inclinação da curvatura nos Air Jordan 4 autênticos e falsos. No Jordan 4 verdadeiro, a toebox é muito mais larga e tem uma curva mais plana na parte inferior. No entanto, nas réplicas, a caixa do dedo é muito mais estreita e aguda. Este é um defeito comum entre tênis falsificados, não apenas o J4.

Costura

Indicado pela caixa amarela. No Jordan 4 falso, a costura está faltando nessa área, provavelmente porque foi costurada muito profundamente.

Indicado pela caixa vermelha. Esta é a costura da entressola, que fornece um ótimo indicador para verificar a autenticidade. No par real, os fios são muito mais curtos e mais frequentes, bem como consistentes. Enquanto o tênis falso tem fios mais longos e menos frequentes enquanto são inconsistentes.

Curvatura

Os originais sempre exibirão uma curvatura natural em direção à caixa do dedo ou ponta do tênis. Muitos falsos permanecerão planos em relação à superfície ou compensarão demais e curvarão muito para cima.

Indicado pela seta verde. Podemos ver como essa curvatura natural levanta o tênis no tênis autêntico. Isso não acontece com o Jordan 4 falso.

Indicado pelo contorno pontilhado vermelho. Também podemos ver a diferença na inclinação da curvatura, onde o tênis autêntico curva muito mais do que a réplica.

4 - Língua

A seguir, vamos dar uma olhada na língua dos Air Jordan 4. Vamos olhar a frente e o verso da língua. Devido à complexidade do bordado do logo Jumpman e do texto "Fight", mesmo os pares originais não são idênticos entre si. Portanto, pequenas diferenças não serão imediatamente consideradas como "defeitos".

No entanto, um recurso que é bastante consistente entre os originais é a costura ao redor do perímetro. Quando um logo Jumpman é anormalmente distinto dos originais, isso será óbvio.

Língua da Frente

Indicado pela caixa vermelha. Observe o braço do logo Jumpman. O Air Jordan 4 falso tem o braço do logo Jumpman anormalmente magro e desproporcional. Mesmo entre os originais, a espessura variará, no entanto, a proporcionalidade sempre permanecerá.

Indicado pela caixa verde. Observe a costura desordenada e inconsistente no Jordan 4 falso. Os fios estão tortos e costurados com muito pouco cuidado.

Indicado pelo círculo azul. Ampliamos a textura/design do logo Jumpman. Você pode notar que existem orifícios dentro do bordado nas réplicas. Enquanto no Air Jordan 4 autêntico, não há orifícios ou lacunas.

Língua Traseira

A língua traseira é onde o emblema "AIR JORDAN" é costurado. As falsificações de alta qualidade geralmente replicam bem essa área. No entanto, neste caso, o Jordan 4 falso tem todas as letras bordadas ligeiramente mais grossas do que no tênis autêntico.

Indicado pelas caixas verdes. Você pode notar a diferença na espessura das letras sendo mais notável nas letras "A" e "N".

5 - Sola

A seguir, vire o tênis e dê uma olhada na parte inferior/solas. Vamos revisar 2 variações de solas Air Jordan 4. Ele terá o logo Jumpman ou o logo Nike Swoosh. Vamos dar uma olhada em ambos.

Logo do Jumpman

Cor

Indicado pelo contorno amarelo. No Jordan 4 real, o logo Jumpman usa um tom de vermelho mais claro, que quase parece rosa. Enquanto o falso é um tom de vermelho mais escuro. Note que a iluminação mudará sua percepção da cor. Para este exemplo, usamos a mesma imagem de iluminação acima. Além disso, lembre-se de que isso será difícil de dizer sem uma comparação no varejo.

Textura

Indicado pela caixa vermelha. Observe no Air Jordan 4 autêntico, há uma faixa seccionada que é lisa. No entanto, na réplica, você pode ver que essa mesma faixa seccionada tem uma textura granulada.

Indicado pelo círculo verde. Você pode ver a diferença na textura no círculo verde ampliado. Você também pode notar que o Jordan 4 falso é muito mais brilhante e reflete mais a luz em comparação com os originais.

Logo Nike Swoosh

Textura

Indicado pelo círculo vermelho. O Jordan 4 autêntico tem uma textura granulada nas solas dentro do painel azul. No entanto, se você observar o falso, ele é quase completamente liso.

Tinta

Se você observar as áreas onde a tinta está envolvida, a réplica é extremamente desleixada, deixando manchas de tinta em diferentes seções.

Indicado pelo círculo verde. Observe a sobreposição da tinta azul com a seção branca da sola na réplica. No par real, a tinta é limpa e está contida em sua própria seção.

Indicado pela caixa azul. Olhe para a seção pintada de preto da sola - concentre-se particularmente no contorno/perímetro desta seção. Indicado pelas setas azuis. Você pode ver a falta de cuidado da tinta se sobrepondo ao branco.

6 - Etiqueta de Tamanho

A seguir, vamos entrar novamente nos tênis Air Jordan 4. Vamos dar uma olhada na etiqueta de tamanho, e alguns defeitos nos quais focaremos são texto [1] Espessura [2] Espaçamento [3] Defeitos

No geral, sem uma análise detalhada, já conseguimos notar a ligeira diferença na espessura da fonte. A etiqueta de tamanho autêntica é muito mais ousada em quase todas as letras em comparação com a etiqueta falsa. O texto da réplica é muito fino e parece fraco, fazendo com que pareça ligeiramente menor do que o varejo.

Alguns exemplos disso são indicados pelas caixas verdes, vermelhas e laranjas.

As diferenças de texto neste exemplo podem não ser tão óbvias. No entanto, após uma inspeção mais detalhada, podemos ver claramente que a etiqueta de tamanho falsa tem seu texto borrado e desleixado.

Indicado pela caixa verde. Na etiqueta falsa, você pode ver as letras "C9" sendo muito finas na parte inferior da letra. Enquanto o autêntico é preenchido e não tem tais defeitos.

Indicado pela caixa vermelha. As letras na réplica são muito borradas e desleixadas. Você pode ver isso mais proeminente na letra "P" em "UPC". Você também pode ver isso sendo proeminente nos números "1" no código. O autentico está limpo de qualquer mancha.

Indicado pela caixa amarela. Você pode ver a falha de texto borrado e desleixado mais proeminente no "(2.5)". Isso não está presente nos originais novamente.

Indicado pelas caixas laranja e azul claro. De cima para baixo do texto, podemos começar a ver que o desleixo e a mancha do texto pioram gradualmente. Na parte inferior, dentro da caixa azul claro, o texto é quase ilegível na réplica.

7 - Palmilhas

A seguir, vamos dar uma olhada nas palmilhas do Air Jordan 4. Vamos analisar 2 variações de palmilhas que acompanharão os tênis. A palmilha traseira será azul claro ou branca com suporte de arco. Existem mais variações, no entanto, estas são as mais comuns. Estaremos examinando a frente e o verso.

NOTA: Os Air Jordan 4 originais são conhecidos por usar palmilhas de outros modelos Jordan também. Então, você pode ver "AJ 11" ou "AJ 3" nas palmilhas traseiras às vezes. Isso é normal.

Palmilhas Traseiras (Azul Claro)

Vire a palmilha para o lado traseiro, que será azul claro. As palmilhas autênticas devem ter marcas de manchas de cola paralelas. Vamos ver vários exemplos também porque os padrões de cola diferirão dependendo do lançamento do Air Jordan 4...

NOTA: O padrão de cola diferirá em percentual de cobertura dependendo do lançamento. Alguns terão cobertura de 60%, enquanto alguns terão cobertura de 80%, etc. Portanto, enfatizamos que ter o par original como referência é vital.

Os defeitos nos quais focaremos são: [1] Cor [2] Padrão de Cola

Cor

Você pode facilmente ver a diferença no tom de azul usado no falso em comparação com a palmilha real Jordan 4. O par autêntico é muito mais escuro, enquanto o falso é muito claro.

Padrão de Cola

Indicado pela linha pontilhada vermelha. As palmilhas autênticas têm cerca de ~80% de cobertura de cola. No entanto, como você pode ver, as palmilhas falsas têm ~60% de cobertura de cola.

Padrão de Cola

Indicado pela linha pontilhada vermelha. Podemos ver a diferença no padrão de cola novamente neste exemplo. O Jordan 4 preto "Red Thunder" verdadeiro têm pelo menos ~80% de cobertura de cola, enquanto a réplica tem ~65% de cobertura de cola.

Palmilhas Traseiras (Suporte de Arco Branco)

Sem ter que olhar muito de perto, podemos ver a diferença na proeminência/profundidade das impressões do texto. As palmilhas falsas têm o texto muito mais nítido/definido e proeminente. O par autêntico tem uma proeminência muito menos notável ou fraca no texto. Você também pode notar os "pontos" ou "orifícios" aleatórios no texto das palmilhas falsas.

Indicado pela linha pontilhada vermelha. A palmilha Jordan 4 autêntica terá seu número "8" com loops muito mais amplos. O loop superior e inferior também não são geralmente idênticos em tamanho e forma. No par falso, você pode ver que o número "8" é menor, enquanto o loop superior/inferior são idênticos em tamanho e forma.

Indicado pelos círculos amarelos. A palmilha autêntica tem o carimbo "R" muito mais alto e a letra é invertida/espelhada. Enquanto o falso está mais baixo e não é espelhado.

Palmilhas Frontais

Nas palmilhas frontais, você verá um logo Jumpman ou um logo Nike Air Swoosh. Vamos dar uma olhada em ambos.

Air Jordan 4 Fire Red (Ex: 1)

Podemos ver a diferença óbvia no estilo do logo usado. Os fabricantes falsos cometeram um erro descuidado e imprimiram o logo errado na palmilha Air Jordan 4.

Indicado pelos círculos vermelhos. Observe a diferença nos pés do Jumpman. O Jumpman autêntico tem os pés mais grossos, bem como a peça extra de design que se destaca. A réplica não tem o mesmo pequeno design, bem como os pés são menores.

Indicado pelo círculo amarelo. O falso Jordan 4 tem a mão do Jumpman muito pequena em comparação com os originais.

Indicado pelas setas verdes. Primeiro, observe as estriações na textura das próprias palmilhas. As palmilhas autênticas Air Jordan 4 devem ter estriações horizontais. No entanto, no falso Jordan 4, você pode ver claramente que as estriações são verticais.

8 - Costura da Palmilha

A seguir, vamos dar uma olhada mais profunda no tênis. Vamos examinar o a costura da palmilha do Air Jordan 4. Esta é a área que fica abaixo das palmilhas, uma vez que as removemos.

NOTA: A consistência e frequência dos fios na costura do footbed variarão dependendo do lançamento. Os originais também às vezes não permanecem 100% consistentes. Portanto, isso será usado como um indicador solto. As falsificações geralmente têm muito menos fios ou muitos mais fios na costura em comparação com os originais.

Air Jordan 4 Bred (Ex: 1)

O par verdadeiro tem uma densidade de fios muito menor em comparação com os Jordan 4 falsos. As réplicas têm muitos fios na costura, bem como os fios sendo consistentemente muito mais curtos que o original.

Air Jordan 4 Fire Red (Ex: 2)

O autêntico Air Jordan 4 tem uma densidade de fios muito maior em comparação com os falsos. As réplicas têm muito poucos fios na costura, o que torna o espaço/lacuna entre cada fio muito disperso.

9 - Etiqueta da Caixa

A seguir, vamos examinar a etiqueta da caixa do Air Jordan 4. Observaremos vários exemplos e focaremos no texto [1] Espessura [2] Espaçamento



Indicado pela caixa vermelha em volta do código de barras. A etiqueta falsa está extremamente desbotada e é muito clara com tinta fraca. Você pode ver que parece quase como se a impressora tivesse ficado sem tinta durante a impressão do código de barras. O mais notável no código é o número "9" e "1", que são visivelmente finos e desbotados.

Indicado pela caixa verde. Na caixa réplica, você pode ver que a falsificação tem o texto "JORDAN.COM" em negrito desnecessariamente. A caixa real tem o texto fino e sem negrito.

Indicado pela caixa amarela. O mesmo problema surge com as letras desnecessariamente em negrito na caixa falsa do Jordan 4. A caixa original tem o texto fino.



Indicado pela caixa laranja em volta do código de barras. Os números do código de barras falso são muito grossos e em negrito em relação ao código de barras autêntico.

Indicado pela caixa verde. A caixa falsa, mais uma vez, tem o texto desnecessariamente em negrito, e o espaçamento entre cada letra é também muito maior do que na caixa real. Isso faz o texto parecer mais disperso.

Indicado pela caixa amarela. O mesmo problema surge com as letras sendo muito dispersas na caixa réplica. Observe os tamanhos, como o texto "UK 11" em ambas as caixas, autêntica e réplica. A falsa tem um espaçamento entre as letras muito distante, particularmente no "11".

Indicado pela caixa vermelha em volta do código QR. Observe como o código QR é escuro na réplica em comparação com a caixa original. Além disso, o código QR é muito maior do que o autêntico. Você pode perceber isso ao ver o tamanho do papel em relação ao código QR.

10 - Luz Ultravioleta

Finalmente, para concluir. Este último passo é opcional apenas para quem tem uma fonte de luz UV. Este passo é universal para TODOS os tênis/sapatos. Desligue todas as luzes externas e ilumine seu Air Jordan 4 e a caixa com a luz UV. Seu objetivo é procurar marcas, carimbos ou manchas de líquido/cola.

NOTA: Alguns Air Jordan 4 de varejo de péssima qualidade terão manchas de cola perceptíveis às vezes. No entanto, carimbos/marcas NUNCA devem estar no sapato autêntico nem na caixa.



Acima estão alguns exemplos e indicadores que você está tentando procurar. Os Air Jordan 4 autênticos devem estar completamente limpos e sem marcas ou carimbos, tanto no próprio tênis quanto na caixa.

As marcas mostradas nas imagens acima são carimbos de fabricantes de pares falsos.

Ao seguir nossas dicas, você poderá identificar se um Jordan 4 é original ou falso. Porém, é importante ressaltar que mesmo assim, nem sempre o veredito estará correto e pode haver falhas. 

Dica extra

Procure sempre uma loja que venda produtos originais para comprar seus sneakers novos. Caso tenha dúvida, procure feedbacks em redes sociais, se ela tem CNPJ, provas sociais e há quanto tempo está vendendo. Procure por clientes que já tenham comprado e verifique se a mesma de fato vende produtos autênticos.



A Sneaker Sul está no mercado há mais de 5 anos, com mais de 3 mil vendas de tênis originais e inúmeros feedbacks positivos.

Compartilhar

  • O Adidas Sambae Denim será lançado em breve
    Joao Vitor Benedet

    O Adidas Sambae Denim será lançado em breve

    A silhueta do Adidas Samba OG tem um apelo atemporal e versátil, preenchendo a lacuna entre a herança esportiva e a moda streetwear contemporânea. Nos últimos anos, o tênis teve...

    Joao Vitor Benedet

    O Adidas Sambae Denim será lançado em breve

    A silhueta do Adidas Samba OG tem um apelo atemporal e versátil, preenchendo a lacuna entre a herança esportiva e a moda streetwear contemporânea. Nos últimos anos, o tênis teve...

  • Como saber se seu Adidas Campus 00s é original ou falso
    Joao Vitor Benedet

    Como saber se seu Adidas Campus 00s é original ou falso

    O Adidas Campus 00s viralizou nas redes sociais no último ano. O tênis é uma reformulação do Adidas Campus 80s e virou sucesso absoluto entre as fashionistas e sneakerheads.Pensando na...

    Joao Vitor Benedet

    Como saber se seu Adidas Campus 00s é original ou falso

    O Adidas Campus 00s viralizou nas redes sociais no último ano. O tênis é uma reformulação do Adidas Campus 80s e virou sucesso absoluto entre as fashionistas e sneakerheads.Pensando na...

  • Futura e Nike irão colaborar em outro Dunk SB
    Joao Vitor Benedet

    Futura e Nike irão colaborar em outro Dunk SB

    O estilo distinto da arte de rua e grafite de Futura tem sido bastante procurado, graças ao grande número de colaborações feitas no último ano. Nesses projetos em que ele...

    Joao Vitor Benedet

    Futura e Nike irão colaborar em outro Dunk SB

    O estilo distinto da arte de rua e grafite de Futura tem sido bastante procurado, graças ao grande número de colaborações feitas no último ano. Nesses projetos em que ele...

  • Qual a diferença entre o Adidas Samba e Adidas Sambae?
    Joao Vitor Benedet

    Qual a diferença entre o Adidas Samba e Adidas Sambae?

    Com uma enorme popularidade, o Adidas Samba OG dominou o mundo dos sneakers. Sendo usado por várias celebridades e influenciadores, a silhueta caiu principalmente no gosto do público feminino e...

    Joao Vitor Benedet

    Qual a diferença entre o Adidas Samba e Adidas Sambae?

    Com uma enorme popularidade, o Adidas Samba OG dominou o mundo dos sneakers. Sendo usado por várias celebridades e influenciadores, a silhueta caiu principalmente no gosto do público feminino e...